Igreja do Quadrado | TRancoso-BA

A Igrejinha

A “Igrejinha do Quadrado”, assim é conhecida e carinhosamente chamada por muitos visitantes e moradores de Trancoso – na verdade é uma Igreja Católica, tendo como seu padroeiro principal São João Batista, pregador da Palavra de Deus e primo


de Jesus. Segundo historiadores e depoimento de antigos moradores, esta Igreja tem suas origens nos séculos XVII/XVIII e formato que remontam ao trabalho evangelizador dos padres jesuítas na região desde os primórdios do descobrimento do Brasil.

A Igrejinha divide 02 cenários lindos e peculiares deste lugar. À sua frente está um povoado feito de casinhas simples e cheias de calor humano. Algumas destas se tornaram pousadas, outras, restaurantes.
Atrás da Igreja, uma cena de fazer brilhar

Os olhos e contemplar as maravilhas de Deus, nosso Pai: o mirante, que descortina a vista do mar e as praias... espetáculo de beleza ímpar. Vale a pena lembrar que o formato das casinhas do “Quadrado” recordam a forma como as casas dos índios eram feitas.

Apresentamos abaixo, algumas datas importantes: 1586: fundação da Aldeia de São João; 1738: a imagem de Santo André (que está no altar lateral da direita) é trazida para Trancoso. Tal imagem pertencia à Aldeia de Santo André que ficava na foz do Rio João de Tiba (Porto Seguro), destruída pelos índios pataxós; 1759: a Aldeia é elevada a condição de Vila de São João; 1760: os padres jesuítas deixam a Vila de São João por causa da perseguição do Marquês de Pombal.

Nesta época,a Vila tinha cerca de 500 índios; 1795:a Vila de São João se torna Freguesia; 1815/17: o convento dos padres jesuítas é demolido e a biblioteca destruída. No local se ergue a atual Igreja feita de pedras de arrecifes e com um tipo de reboco comum nesta região, intitulado “reboco Santa Fé” composto de areia e óleo de baleia. Como a água do mar é salgada, para fazer o reboco, os moradores traziam água do Córrego dos Macacos.


São originais os altares, as imagens de São João Batista, São Benedito, São Sebastião e Santo André. Destacam-se, ainda, o púlpito (onde os padres pregavam o sermão nas missas) e 02 pias batismais em lioz rosa (tipo de granito): uma está na entrada da igreja e a outra na sacristia. Também são muito participadas as festas de São Sebastião (20 de janeiro), São Brás (03 de fevereiro) e do Divino Espírito Santo (50 dias após o domingo da páscoa do Senhor).


Desde outubro de 2008, a Paróquia São João Batista é administrada pela Congregação dos Freis Missionários Servos do Senhor e composta por 10 comunidades que estão nas periferias e zona rural no Distrito de Trancoso. Muitas pessoas vêm casar-se aqui, lugar onde a natureza e as bênçãos de Deus coroam o amor e a cumplicidade daqueles que desejam formar uma nova família! Para concluir esta breve apresentação, desejo a VOCÊ, querido(a) irmão(ã) visitante, todas as graças e bênçãos dos céus!

Desenvolvimento e assessoria de marketing. Agencia 4 Comunicação.