Igreja do Quadrado | TRancoso-BA

Administração

A Paróquia São João Batista em Trancoso é administrada desde outubro de 2008 pela Congregação dos Missionários Servos do Senhor que tem como seu fundador o 1º e atual bispo de Eunápolis (BA): Dom José Edson Santana Oliveira e sendo o superior geral Frei Givanildo Lovo Pires,MsS. Desde fevereiro de 2014, Frei Denilson administra a Paróquia.

Atualmente a Paróquia é formada por 10 comunidades. Algumas com capelas já constituídas e outras em fase de formação e estruturação. Neste interim, as celebrações são realizadas nas casas dos paroquianos. São, então, comunidades da Paróquia São João Batista:

- Igreja São João Batista (matriz), no Quadrado;
- Igreja Nossa Senhora das Graças (comunidade), no bairro N. Sra. das Graças;
- Igreja Sagrado Coração de Jesus (comunidade), no bairro Maria Viúva;
- Igreja Santo Antônio (comunidade), no povoado de Serraria;
- Igreja São José (comunidade), no bairro Coqueiro Alto;
- trabalho missionário no bairro Sapirara;
- trabalho missionário no bairro Condomínio 2000;
- trabalho missionário no bairro Trancosinho;
- trabalho missionário no bairro Mirante do Rio Verde;
- trabalho missionário no bairro Campo do Xandó.

Como qualquer outro lugar, a Paróquia São João Batista possui sua dimensão pastoral com reuniões periódicas para avaliar e planejar a caminhada de fé com os coordenadores de cada pastoral e movimento a saber:

- Pastoral Familiar;
- Pastoral da Liturgia;
- Equipes de Música;
- JMS (Juventude Missionária Servitana);
- JOMP (Jovens Mensageiros da Paz);
- Legião de Maria (com 03 grupos: 02 de adultos e 01 juvenil);
- Terço dos Homens;
- Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica.

Contamos, ainda, com 02 ministérios laicais instituídos: os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE) que auxiliam o sacerdote na distribuição da eucaristia aos enfermos e acamados; e os Ministros Extraordinários da Palavra (MEP) que na impossibilidade do sacerdote estar em todas comunidades, celebram a Palavra de Deus com as comunidades.

Na dimensão administrativa, a Paróquia é regida pelo CAE (Conselho para Assuntos Econômicos) tendo como Frei Denilson como o presidente e mais 06 leigos participantes da Paróquia que ocupam os cargos de coordenador, tesoureiro, secretário e 03 conselheiros com um mandato fixo de 03 anos. No início de cada mês há a reunião ordinária em que avalia o mês corrido e se programa o mês que se inicia com planejamento de tudo que envolve este encargo. O balancete mensal é apresentado e apreciado pelos presentes e de conhecimento de toda a comunidade local.

Desenvolvimento e assessoria de marketing. Agencia 4 Comunicação.